Julian Assange critica vazou roteiro WikiLeaks

Se você está fazendo um filme sobre WikiLeaks, este é o tipo de coisa que você provavelmente deve ter visto chegando.

Julian Assange diz que obteve uma cópia vazada do roteiro de The Fifth Estate, um filme da DreamWorks sobre o especialista em computadores maverick e seu local secreto de caça-famoso.

https://i2.wp.com/thesantosrepublic.com/multimedia/photogallery/2010/12/Julian_Assange_2010-front1.jpg

Em um discurso por videoconferência antes da Oxford Union debatendo sociedade no início desta semana, Assange disse que seu sneak peek não autorizada o deixou convencido de que o filme é uma peça de bater.

“É um ataque de propaganda em massa contra o WikiLeaks, a organização (e) o caráter da minha equipe”, disse ele, acrescentando que o filme – as cenas de abertura de que Assange descrito como tendo lugar em Teerã e Cairo – também sensacionalistas temores ocidentais sobre programa a República Islâmica de energia atômica disputada.

“Não é apenas um ataque contra nós, é um ataque contra o Irã. Ele fãs as chamas de um ataque contra o Irã”, disse ele.

Um porta-voz da DreamWorks se recusou a comentar sobre as alegações de Assange.

Em entrevista por telefone na sexta-feira, Assange disse que a trama do filme gira em torno de uma toupeira fictício programa nuclear do Irã, que descobre que o país tem quase terminado edifício uma bomba atômica e em breve estará em uma posição para carregá-lo em mísseis balísticos.

O filme tem o informante fugindo para o Iraque quando o WikiLeaks publica seu nome entre seu tesouro enorme de material classificado.

Assange diz que a história toda é “uma mentira construída sobre uma mentira”, alegando que a comunidade de inteligência dos EUA em geral acredita que o Irã parou de trabalhar segredo abrangente sobre o desenvolvimento de armas nucleares em 2003, e que, em qualquer caso, o mundo ainda tinha que ver a prova de um caso em que a WikiLeaks expôs um informante da CIA.

“Eles tentaram enquadrar o Irã como tendo um ativo programa de armas nucleares. Então eles tentam enquadrar o WikiLeaks como a razão por que não se sabe ao público agora”, Assange disse, comparando o filme a Zero Kathryn Bigelow Trinta escuro, outro filme cujo artística liberdades com a história recente têm atraído acusações de parcialidade política.

Assange se recusou a dizer onde ele recebeu o roteiro, embora ele deu a entender que tinha sido fornecido com várias cópias do mesmo ao longo do tempo. Ele também se recusou a dizer se o script seria enviada para o site WikiLeaks, dizendo apenas que “estamos a examinar opções de perto”.

O Quinto Estate estrelas Benedict Cumberbatch como Assange e Daniel Bruhl como Daniel Domscheit-Berg, um aliado Assange cedo que, eventualmente, se desentendeu com o WikiLeaks.

O filme está previsto para lançamento em novembro, e em um comunicado no início desta semana o diretor Bill Condon foi citado como dizendo que aqueles por trás do filme queria “explorar as complexidades e desafios da transparência na era da informação” e “animar e enriquecer as conversas WikiLeaks já provocou “.

Assange foi escondido na embaixada equatoriana em Londres por mais de seis meses em uma tentativa de evitar a extradição para a Suécia por assédio sexual alegado.

Sobre @seudobby

O Um acervo de Inutilidades da internet desde do Último Tweet. @seudobby

Publicado em 26/01/2013, em Tecnologia e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: