Como criar um aplicativo para Android

Com o alto crescimento dos smartphones no Brasil, muitos sites estão criando a versão para celular facilitando a leitura e a navegação do conteúdo. Mas não basta ter apenas a versão, você pode criar um aplicativo exclusivo para os leitores do seu site utilizar nos celulares.

Aplicativo Android: alternativa para seus leitores

Diversos aplicativos são lançados diariamente no Market Place Google Play e hoje vou ensinar como criar um aplicativo exclusivo do seu blog: um leitor de feed, que apenas com um clique exibirá todas as atualizações do blog em um celular com sistema Android.

Aproveite e baixe o aplicativo da Web Perfeita e acompanhe nossas atualizações pelo seu telefone.

Download do aplicativo da Web Perfeita

Aplicativos complexos exigem programação e softwares adequados, o que irei ensinar é um aplicativo simples que servirá como um leitor de rss-feed do seu blog totalmente personalizado.

Para criar nosso aplicativo utilizaremos o site AppMakr que oferece uma interface de desenvolvimento, na qual mesmo pessoas sem conhecimento de programação possam montar aplicativos para iPhone, Android e Windows. O site é em inglês porém muito simples de utilizar.

Então aproveite e siga o tutorial abaixo de como criar um aplicativo android do seu blog, embora você não precise de conhecimentos técnicos, para melhores resultados é interessante saber do que se tratam todas as partes do processo.

Criando um aplicativo personalizado para Android

Como criar um aplicativo para Android

1.) O primeiro passo é criar um conta no AppMakr

Como criar um aplicativo para Android

2.) Após criar sua conta, faça login do site na Dashboard (painel) clique em Create New App, como mostra a figura acima.

Como criar um aplicativo para Android

3.) Na próxima página, como iremos criar um aplicativo para sistemas Android, escolha a segunda opção Native Android MashUp

Como criar um aplicativo para Android

4.) Agora coloque o endereço do feed do seu blog, como no meu caso utilizo o FeedBurner o meu ficou: http://feeds.feedburner.com/webperfeita, note que o endereço do seu feed deve estar escrito corretamente, caso contrário, o site não conseguirá puxar as notícias do seu blog.

Como criar um aplicativo para Android

5.) Agora o sistema vai verificar o endereço que digitou e “pré-preparar” o seu aplicativo. Pode demorar alguns segundos. Enquanto espera que tal aproveitar e assinar e receber nossas atualizações por e-mail?

Como criar um aplicativo para Android

6.) O aplicativo já está quase pronto, podemos fazer o teste na imagem do celular ao lado, agora apareceram as abas de configurações: Art, Tabs, Customize, App Info, Monetiza e Publish, passaremos por cada uma delas.

Na aba Art, definiremos o nome do aplicativo,

Como criar um aplicativo para Android

7.) Logo mais abaixo definiremos o ícone que será exibido, o tamanho ideal é 512×512 pixels, também podemos colocar uma imagem de fundo quando se inicia o aplicativo, o tamanho preferencial é: 640×960 pixels. Depois ter feito o upload das imagens, clique em Save.

Como criar um aplicativo para Android8.) Na aba Tabs, podemos escolher outras funcionalidades para incorporar no nosso aplicativo, como um álbum de fotos do Flickr, uma mensagem personalizada, um contato direto entre outras opções. Porém vamos deixar apenas o endereço do feed e passar para a próxima aba.

Como criar um aplicativo para Android

9.) Na aba Customize, iremos colocar um topo personalizado do nosso blog, o tamanho da imagem é 640×88 pixels e no formato .png, podemos também alterar as cores dos títulos e links, feitas as alterações necessárias clique em Save.

Como criar um aplicativo para Android

10.) A próxima aba App Info, colocaremos as informações do blog, como título, descrição, endereço e e-mail de contato, após isso, clique em Save novamente.

Como criar um aplicativo para Android

11.) Em Monetize, vamos escolher a versão Free, há uma opção paga, onde você pode colocar seus próprios anúncios no aplicativo.

Como criar um aplicativo para Android

12.) Quase lá, em Publish, ele mostra um “placar” que aumenta a medida que você utilize mais tabs (funcionalidades) no seu aplicativo, clique em Build App para finalizar o aplicativo.

Como criar um aplicativo para Android

13.) Depois de clicar em Build App, o aplicativo passa por uma revisão do sistema e pode demorar alguns minutos até que o aplicativo esteja disponível para download. Agora é só aguardar.

Assim que estiver disponível aparecerá as opções (veja na imagem acima) para enviar o aplicativo por e-mail ou fazer o download, para isso clique em Or install app manually e logo após em Download App.

Pronto, o aplicativo para Android do seu blog está criado, você pode ir em Dahsboard e criar novos aplicativos, ou criar a versão para Iphone e Windows Mobile. Também pode disponibilizá-lo no Google Play e App Store, porém você tem que pagar uma taxa de inscrição para deixar seus aplicativos para download.

Espero que tenha gostado, aproveite e faça o download do nosso aplicativo que criamos nesse tutorial e acompanhe nossas atualizações pelo seu telefone.

Download do aplicativo da Web Perfeita

Veja mais em: http://webperfeita.com

Sobre @seudobby

O Um acervo de Inutilidades da internet desde do Último Tweet. @seudobby

Publicado em 26/01/2013, em O Pior da Fama e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: