Custo de vida das cidades brasileiras

Custo de vida cidades brasileiras

Para calcularmos o custo de vida de uma determinada cidade devemos levar em consideração diversas categorias, incluindo valor para alimentação, moradia e despesas relacionadas, educação, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, lazer e entretenimento, bebidas e tabaco, serviços e suprimentos domésticos, transporte, vestuário, calçados e higiene pessoal. Em geral, o custo de vida avalia o quanto uma pessoa gasta para sobreviver em uma região.

Cidades com alto custo de vida no Brasil

De acordo com uma pesquisa comparativa realizada em todo o Brasil, as cidades com custo de vida mais elevado são as grandes metrópoles, que apesar de possuírem maior variedade de bens e serviços disponíveis, os fornecem de forma mais onerosa para a população. Em primeiro lugar está a capital paulista, que também é a cidade mais rica do país. São Paulo possui o maior custo em 80% das categorias citadas acima, entre as quais estão moradia, transporte, lazer e educação.

No segundo lugar da lista está Manaus, grande centro da região Norte, onde o salário médio do trabalhador é de R$ 1.658. Em algumas categorias, especialmente alimentação, o custo chega a ser maior que o de São Paulo e um dos principais fatores que justificam os preços elevados encontrados em Manaus é o elevado valor do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços incidente na região. Em seguida, está o Rio de janeiro que possui o mercado imobiliário mais caro do país. Além disso, o custo também se torna elevado ao compararmos o valor dos serviços e lazer desta cidade com o de outras brasileiras.

Ocupando o quarto lugar da lista, a capital gaúcha Porto Alegre, possui o maior custo de alimentação do Brasil, além de ter categorias como o transporte e a moradia classificadas entre as mais caras. Em ordem decrescente, a lista inclui o nome das seguintes cidades com elevado custo de vida: Vitória, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, São José dos Campos, Goiânia, Joinville, Curitiba, Recife e Salvador.

Sobre @seudobby

O Um acervo de Inutilidades da internet desde do Último Tweet. @seudobby

Publicado em 19/01/2011, em LOL Risos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: