Como ser doador de orgãos

Como ser doador de orgãos

Para se tornar um doador de órgãos é fácil, basta conversar com os seus familiares que moram com você ou que estejam mais próximos. Pois é, basta avisar e deixar bem claro o seu desejo de ajudar outra pessoa quando morrer. De acordo com o Ministério da Saúde, não é necessário deixar nada por escrito, no entanto após a sua morte os seus familiares devem estar cientes de que deverão autorizar a doação através de um documento.

Após a identificação da morte encefálica, uma ou mais partes do seu corpo, incluindo órgãos e tecidos, que estejam em condições de serem aproveitadas para transplante, serão retiradas e guardadas em locais e sob condições apropriadas para que posteriormente sejam transferidas para outras pessoas que necessitam desta doação para sobreviver.

Entre os órgãos que podem ser doados, estão: coração, pulmão, rins, fígado, pâncreas, pele, córneas, ossos, medula óssea e outros tecidos vitais como as valvas cardíacas. Assim que um doador efetivo é identificado, a central de transplantes é comunicada, e através do acesso aos cadastros técnicos com informações de quem está na fila esperando por um órgão, selecionará um receptor adequado. Os critérios utilizados são a ordem da lista e a compatibilidade declarada através de exames específicos, por isso muitas vezes  nem sempre o primeiro da fila é o próximo a receber o órgão.

Além disso, mesmo após a morte e possuindo órgãos em estados apropriados para doação, é necessário que o corpo do doador tenha identificação e registro hospitalar, causa do coma estabelecida e conhecida, não apresentar hipotermia, passar por dois exames neurológicos que avaliam o estado do sistema nervoso, além de submeter-se a outro exame complementar que demonstre morte encefálica, caracterizada pela ausência de fluxo sangüíneo em quantidade necessária no cérebro, inatividade elétrica e metabólica cerebral.

Fique atento as informações dadas e se você deseja ser um doador de órgãos, converse com a sua família e mostre o seu interesse de ajudar outras pessoas depois de morrer.

Sobre @seudobby

O Um acervo de Inutilidades da internet desde do Último Tweet. @seudobby

Publicado em 19/01/2011, em LOL Risos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: